Índice de Massa Corporal - I.M.C.

Antes de se pensar em emagrecer, deve-se ter consciência que nosso peso não trata-se apenas de uma questão estética, mas sim de saúde. Então por mais que pensemos que precisamos perder peso apenas julgando nossa aparência devemos saber que nossa saúde é muito mais importante que questões estéticas ou mesmo modas que seguem um padrão de beleza nada fácil de ser alcançado. Por isso uma das primeiras coisas que devemos saber antes de começar qualquer dieta para emagrecer é nosso IMC

O que é IMC?

IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elaborou uma tabela com medidas utilizadas para medir a obesidade, esta tabela é o que conhecemos como Índice de Massa Corporal. Esta tabela é utilizada como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade da população.

Doenças como hipertensão arterial, diabetes e outras patologias são de alto risco para a saúde pública e um dos fatores que podem ocasionar tais doenças é justamente a obesidade. Controlando-se o IMC, têm-se maior possibilidade de evitar tais males e garante-se assim uma melhor qualidade de vida às pessoas.

Profissionais de saúde utilizam o IMC para comparar a saúde da população e até mesmo para prescrever remédios e dosagens mais adequadas para cada pessoa.

E não pense que os valores de IMC variam de sexo para sexo, isso é um mito, a unica diferença que pode-se levar em conta ao calcular o IMC é quanto às etnias, mas isso deve-se somente mesmo às proporções corporais.

Observe constantemente seu Indice de Massa Corporal, pois o aumento do mesmo pode ser associado a riscos à saúde associados ao aumento do IMC, porém o acompanhamento de um médico ou nutricionista também não pode ser disponsado, pois o objetivo aqui é emagrecer com saúde.

Calcule seu IMC, alimente-se bem, faça exercicios regularmente, faça um check up com seu médico regularmente e garanta assim não somente sua beleza estética, mas também sua saúde. Com certeza sua vida será muito mais feliz apenas com estas dicas.