Esteira ou Rua – Qual é melhor para corrida?

Atualmente, praticar corrida está cada vez mais comum. Porém a dúvida de muitos é: onde é melhor correr, esteira ou rua?

Cada um escolhe o que é mais prazeroso para si: correr/caminhar na esteira ou na rua, afinal correr faz bem não importam as circunstâncias.

Sempre encontramos quem prefere esteira, outros que não chegam nem perto pois preferem o chão duro de um parque. Mas será que existe muita diferença entre os dois?

Apresentaremos as vantagens e desvantagens de cada situação e quando você deve dar preferência para cada uma das formas de correr/caminhar.

Correr na Esteira

Apesar de parecer monótono, afinal correr no lugar não é muito motivante, a esteira possui suas vantagens.

  • Controle do ritmo: na esteira você pode colocar velocidade, inclinação e distância, o que é ótimo pois possibilita uma infinidade de treinos;
  • Diminui o impacto: a maioria das esteiras absorvem bem o impacto, o que diminui o risco de lesão;
  • Treino contínuo: Não há interrupções geralmente causadas na prática em ruas e parques devido a buracos, pedestres e carros.

Desvantagens

  • Menor trabalho muscular: a esteira joga o usuário para trás, diminuindo o trabalho dos posteriores de coxa.

Correr na rua

Correr na rua pode ser perigoso, procure praças, parques ou ruas calmas para você fazer sua atividade. Aumento de gasto calórico: comparado a esteira o gasto calórico é maior devido ao maior trabalho muscular, resistência do vento e da variação do solo; Facilidade para encontrar local para treinar: basta colocar um tênis, pegar uma garrafa d’água e sair correndo; Diminui o risco de osteoporose: devido ao impacto, há criação de massa óssea Essa vantagem pode virar uma desvantagem, caso não haja periodização no treino.

Desvantagens

  • Maior impacto: mesmo com evolução na técnica da pisada, o impacto é maior no solo quando comparado à esteira. Se o treino não for periodizado essa prática pode gerar uma lesão;
  • Clima: deve-se tomar cuidado ou até evitar corridas a céu aberto em dias frios, chuvosos ou muito secos.

Mas qual escolher: Esteira ou Rua?

A esteira é recomendada para iniciantes pois facilita a criação de coordenação, ganho de ritmo e condicionamento no caso de pessoas que estão saindo de uma vida sedentária sem muito sofrimento.

Também para quem está se recuperando de alguma lesão, devido ao menor impacto, maior controle da situação e melhor visualização das passadas. Para os atletas, principalmente corredores de rua, em uma certa fase da periodização, a esteira é bem-vinda porque pode adequar o ritmo e os colocar em situações diferentes como inclinações elevadas e altas velocidades. Pessoas acima do peso, pelas mesma razões do sedentário e por ter menos impacto na articulações.

Já para os mais avançados, por já possuirem uma musculatura e articulação mais preparada é bem mais interessante correr na rua ou em parques. A melhor forma para que os atletas aperfeiçoem sua corrida é praticar no solo.

Entretanto, algumas situações podem alterar tudo o que foi dito acima. Em dias de chuva, por exemplo, o melhor é evitar possíveis contratempos e correr na boa e velha esteira. Por questões motivacionais, correr em um parque no fim da tarde em um dia ensolarado é muito mais gostoso do que na esteira numa academia abafada.

Lembrando que todos podem fazer os dois, é só adequar o treino e saber o que é melhor para você em cada situação!

E aí? Qual você prefere, esteira ou rua?

Bom Treino