Dieta do metabolismo lento

Metabolismo é o conjunto de reações quimicas responsáveis pelo processo de síntese e degradação dos nutrientes na célula. Cada organismo gasta uma quantidade de calorias suficiente para manter suas funções. Este valor é denominado taxa de matabolismo basal.

Seque 4Kg em uma semana

Para saber a quantidade de calorias gastas durante o dia é preciso avaliar fatores como peso, idade, sexo e nível de atividade física com a ajuda de um profissional. “Cada indivíduo possui um gasto diferente e precisa de energia e uma forma exclusiva para emagrecer, ganhar peso ou manter o atual“, explica Roberta Silva, nutricionista.

Como fazer a dieta do metabolismo lento

A dieta do metabolismo lento é para ser realizada ao longo de 8 semanas. No entanto, você já pode perder até quatro quilos nos primeiros sete dias. Para que funcione, é necessário alternar os dias de consumo dos carboidratos.

Nas duas primeiras semanas, você pode comer carboidratos na quarta-feira e no sábado. Já na terceira, quarta e quinta semanas, terá apenas o domingo para consumir carboidratos à vontade.

Nas últimas semanas (sexta, sétima e oitava), escolha apenas um dia para comer carboidrato, menos domingo. Essa alternância fará com que a dieta funcione corretamente.

A seguir, confira o cardápio de uma semana. Ele pode se repetir nas outras, alternando apenas o dia de consumo de carboidrato. “Escolha o carboidrato que mais lhe agradar“, sugere a nutricionista Juliana Silveira.

Cardápio de uma semana com a dieta do carboidrato

Segunda, terça, quinta e sexta-feira

  • Café da manhã: 1 copo de leite desnatado (200ml) e uma fatia de pão do tipo integral.
  • Lanche da manhã: castanha-do-pará (20g).
  • Almoço: salada à vontade temperada com sal e limão e 1 filé de frango com queijo tipo muzzarella.
  • Lanche da tarde: uma taça de iogurte de frutas de sua preferência.
  • Jantar: salada à vontade temperada com sal e limão e uma omelete com 3 ovos.

Quarta-feira e sábado

  • Café da manhã: 1/2 pão francês com uma fatia de queijo tipo muzzarella, uma fatia de presunto ou peito de peru com 1/2 copo de leite desnatado
  • Lanche da manhã: 3 bolachas de sua preferência
  • Almoço: duas colheres (sopa) de arroz, com 2 colheres (sopa) de feijão, duas colheres (sopa) de carne moída e salada à vontade temperada com sal e limão.
  • Lanche da tarde: 1 taça de iogurte de sua preferência.
  • Jantar: uma omelete com 3 ovos e presunto

Domingo

  • Café da manhã: 1/2 copo de leite destantado (100ml), com uma fatia de pão integral, uma fatia de queijo tipo muzzarella e uma fatia de presunto magro.
  • Lanche da manhã: uma banana assada com canela
  • Almoço: 2 colheres (sopa) de macarrão ao alho e óleo, 1 filé de frango grelhado e salada com sal e limão a vontade.
  • Lanche da tarde: castanha-do-pará (20g).
  • Jantar: salada à vontade temperada com sal e limão e 1 filé ou posta de peixe.